Ele é chamado pela maioria apenas "Pop Som", nome alusivo à sua empresa, uma das maiores do Nordeste no ramo da sonorização e eventos. Falo de Francisco Duarte, saboeirense de modo de falar, vestir-se e viver simples, grande benfeitor em sua terra natal. Amigo de todos, solidário das pessoas mais carentes e muito popular, ele poderia também ser chamado "FRANCISO DO POVO"
Filho de agricultores, nascido em uma família numerosa e carente de uma das regiões mais áridas do sertão cearense, ainda muito jovem Francisco Duarte migrou para o Pará, onde trabalhou arduamente exercendo diversas funções. Sua faculdade foi a vida, mas é dotado de profunda sabedoria e mestre na arte de administrar, visto que conduz com habilidade impecável sua empresa, que começou em Saboeiro com duas caixas de som, fazendo pequenas festas na quadra de esporte da cidade, e hoje é uma das gigantes de todo Norte e Nordeste em seu segmento.
De modos simples, sem ostentação, ele vive ao lado de sua grande companheira, esposa e mãe de seus filhos, Lindaluz Almeida, paraense que adotou nosso Ceará como seu, e trabalha arduamente, juntamente com os filhos, sem luxos ou modos granfinos. Recentemente, hospedada em sua casa para acompanhar os festejos juninos na cidade de Iguatu, pude acompanhar de perto a rotina da família, e me chamou a atenção o fato de todos eles, principalmente os filhos, acordarem todos as 4:40 da manhã para realizar suas tarefas diárias.
Ora, pensava eu nos momentos que refletia sobre a trajetória e a vida de Francisco e sua família, conheço famílias em que um simples emprego ou um cargo de confiança já é suficiente para ninguém "descer do salto", viver de pose e gastos inúteis, e os "filhos de papaizinhos" mergulharem cedo nas drogas e álcool" vivendo só de curtição". A realidade que vi ali naqueles poucos dias em que mais observei que falei, a minha admiração pelo empresário só cresceu, e essa admiração se estendeu para Linda, sua esposa, e seus filhos.
Outro fato que chamou minha atenção foi a comemoração do aniversário de sua esposa. Esperando eu que aparecesse dezenas de convidados ricos da cidade de Iguatu, reuniram apenas a família, demonstrando uma simplicidade uma união fraternal tocante. Ali foi outro aprendizado para mim, acostumada a ver pessoas muito humildes realizarem festas glamourosas, com muitos convidados para exibirem um status e uma condição financeira que não têm.
O coração de Francisco
Desde que começou a subir na vida, o nobre empresário começou a ajudar as pessoas carentes do município de Saboeiro, e até de municípios vizinhos. Já são mais de vinte anos em contato direto com a dura realidade de muitos conterrâneos, ajudando aos que precisam com recursos próprios, ou promovendo eventos para arrecadar alimentos para distribuir para as famílias em situação de vulnerabilidade. Nos últimos anos, muitos de seus passos nesse sentido, são registrados em suas redes sociais. Alguns perguntam porque ele mostra os benefícios que vem fazendo, e a resposta é muito simples, "para servir de exemplo e para mostrar à nossa sociedade que é possível fazer o bem, e que as pessoas que estão no poder poderiam fazer muito mais".
Francisco protagonizou uma história digna de filme, recentemente, ao resgatar um conterrâneo que tinha se tornado viciado e morador de rua no Rio de Janeiro, tendo feito duas viagens para conseguir trazer o jovem. A primeira, foi em seu próprio carro, mas diante da impossibilidade de trazer o jovem, custeou o tratamento do mesmo em uma clínica particular para dependentes químicos, e após alguns meses foi buscá-lo de avião.
As comunidades também recebem a atenção especial de Francisco. É do conhecimento de todos que tem disponibilizado seus equipamentos e contratado artistas para realizar festejos como a Festa da Padroeira de Saboeiro, e dos distritos, além de patrocinar campeonatos esportivos e culturais, custear cirurgias, exames, compra de equipamentos de saúde, tudo com recursos próprios. Nos últimos dias, uma família que teve sua casa e mobília totalmente destruída pelo fogo na periferia de Saboeiro, recebeu a visita do empresário, que está pagando a reforma da casa e a compra de toda a mobília..
É assim, dividindo seu tempo entre o trabalho, se dedicar à família, funcionários e ajudar as pessoas que vive "Francisco do Povo"
A Política na vida de Francisco
Há muitos anos, Francisco vem recebendo sugestões das pessoas a quem ajuda e dos amigos para ingressar no mundo da política, o que não era seu propósito inicial. Porém, ao se deparar com a esperança de muitos que já estão cansados de ver Saboeiro em queda livre no desenvolvimento, muitos perseguidos politicamente, outros tantos abraçando a fome e o desemprego, Francisco Duarte já considera a possibilidade de enfrentar uma disputa eleitoral e se tornar prefeito da terra que tanto ama, objetivando mostrar que é possível administrar com competência e com o coração, realizando a mudança que a cada pleito só está presente nos discursos políticos, mas que na prática nunca aconteceu.
Já nessa eleição de 2022, o primeiro passo para o projeto futuro será dado. O empresário entrará fortemente fazendo campanha para deputado, apoiando dois nomes que comungam dos mesmos ideais.
Já é visível a inquietude das demais lideranças políticas de Saboeiro, porque sabem que estão diante de um eventual adversário forte, íntegro e muito querido no município, além de todos estarem desgastados e o povo sentir a necessidade de dar oportunidade a um nome novo.
Quem são os pré-candidatos que terão apoio de Francisco Duarte
Os pré-candidatos que estão em consonância com os ideais de Francisco, e que estão recebendo seu apoio, são: Yury do Paredão (PL), jovem empresário que concorrerá ao cargo de deputado federal, e Fernando Santana (PT) é o nome escolhido para deputado estadual, que concorre à reeleição.
 |
| Fernando Santana (Imagem: O Povo) |
 |
| Yury do Paredão- (Imagem Divulgação) |
Em nosso próximo post, daremos mais detalhes dos candidatos que serão apoiados por Francisco.
(Aécia Leal)